Não espere até aos 50 anos para cuidar do seu coração. Os problemas cardíacos, infelizmente, são cada vez mais comuns. O seu coração é como um motor e por isso também é necessário verificar o nível de óleo. Literalmente, porque um bom óleo, de peixe, vai ajudar o seu coração a continuar a bater ao ritmo certo.
Toma diária de 1000mg de ómega-3
Tanto o óleo de peixe como os peixes gordos contêm ácidos gordos ómega-3, que têm efeito benéficos para o seu coração. Alguns exemplos de peixes gordos são sardinha, arenque, cavala, salmão, enguia, truta, salmão e alabote. Peixes como o bacalhau, por exemplo, têm muito pouco ómega-3. Mas, felizmente, existem suplementos de óleo de peixe de boa qualidade que podem compensar qualquer carência de ómega-3 na sua alimentação.
Qual o benefício do ómega-3 para o coração?
O ómega-3 ajuda a contribuir para o bom funcionamento do seu coração e pode ajudar a prevenir ataques cardíacos. O ómega-3 contribui também para a manutenção de vasos sanguíneos saudáveis. Não reduz o colesterol, mas tornam o "mau" colesterol (LDL) menos nefasto. Assim, este colesterol não obstrui o revestimento dos vasos sanguíneos e isso diminui o risco de estreitamento ou endurecimento das artérias.
Quem tem maior necessidade de ómega-3?
O objetivo é ingerir no mínimo 250mg de EPA e DHA diariamente, sendo o aporte ideal de 1g por dia. O EPA e o DHA são ácidos gordos ómega-3 que se encontram tanto no óleo de peixe como nos peixes gordos. As pessoas que têm excesso de peso ou que sofrem de diabetes tipo 2, por exemplo, têm necessidades superiores de ómega-3. Sendo que nestes casos, as doses diárias recomendadas podem ir até 2 ou 3g de EPA e DHA. Tais doses só são possíveis com um suplemento de óleo de peixe de elevada qualidade. É interessante saber que a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) considera a ingestão diária a longo prazo de 5g de EPA e DHA de suplementos alimentares de óleo de peixe como segura para adultos.